Anti virus: Um pouco da história por trás deste software

| 21/09/2015 | Reply

Quem utiliza computadores está sempre sujeito a ataques de vírus, portanto, manter o anti virus sempre atualizado é fundamental. Apesar de toda a modernidade dos gadgets modernos, os vírus de computador e mesmo os anti virus são tão antigos quanto esses equipamentos eletrônicos.

A maioria das pessoas usam o termo “vírus de computador” para se referir a todo o software malicioso, que chamamos de malware. Os vírus de computador são realmente apenas um tipo de malware, programas de auto-replicantes projetados para se espalhar de computador para computador. Um vírus é, de fato, o mais antigo malware conhecido inventada.

Veja um pouco da história dos mais famosos vírus e malwares conhecidos:

1949 – 1966 – auto-reprodutor Automata: programas de auto-replicantes foram estabelecidos em 1949, para produzir um grande número de vírus, John von Neumann, cujo conhecido por ser o “pai da cibernética”, escreveu um artigo sobre a “Teoria da Auto reprodução de som Automata “, que foi publicado em 1966. – Anti virus

1959 – Core Wars: Um jogo de computador foi programado em Bell Laboratório de Victor Vysottsky, H. Douglas McIlroy e Robert P Morris. Nomearam-Core Wars. Neste jogo, os organismos infecciosos programas nomeados competiu com o tempo de processamento do PC.

1971 – O Creeper: Bob Thomas desenvolveu um programa experimental de auto-replicação. É acessado através ARPANET (A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Rede) e copiados para um sistema host remoto com o sistema operativo TENEX. A mensagem exibida que “Eu sou o Creeper, trava-me se você pode!”. Outro programa chamado ceifeira foi criada para excluir o programa nocivo existente no creaper.

1974 – Wabbit (Coelho) Anti virus: Este programa foi desenvolvido infecciosa para fazer várias cópias de si mesmo em um computador entupimento do sistema reduzindo o desempenho do computador.

1974 – 1975 – ANIMAL: John Walker desenvolveu um programa chamado ANIMAL para o UNIVAC 1108. Isto foi dito ser um Trojan malicioso, que não é conhecido por espalhar através de fitas compartilhadas.

1981- Elk Cloner: Um programa denominado “Elk Cloner” foi desenvolvido por Richard Skrenta para os sistemas Apple II. Isto foi criado para infectar a Apple DOS 3.3. Esses programas começaram a se espalhar através de arquivos e pastas que são transferidos para outros computadores por disquete.

1983 – Anti virus: Este foi o ano em que o termo “vírus” foi cunhado por Frederick Cohen para os programas de computador que são infecciosas, pois tem a tendência de se replicar.

1986 – Cérebro: Este é um vírus, também conhecido como o “setor de inicialização do cérebro”, que é compatível com o IBM PC foi programado e desenvolvido por dois programadores paquistaneses Basit Farooq Alvi, e seu irmão, Amjad Farooq Alvi.

1987- Lehigh: Este vírus foi programado para infectar arquivos Command.com da Universidade de Yale.

Cascade: Este vírus é um vírus de arquivo auto-criptografado que foi o resultado do próprio produto antivírus da IBM.

Jerusalém Virus: Este tipo de vírus foi detectado pela primeira vez na cidade de Jerusalém. Este foi desenvolvido para destruir todos os arquivos em um computadores infectados no décimo terceiro dia que cai em uma sexta-feira.

1988 – O Morris Worm: Este tipo de worm foi criado por Robert Tappan Morris para infectar dezembro VAX e Sun máquinas rodando BSD UNIX através da Internet. Esta é mais conhecido por explorar os computadores que são propensas a vulnerabilidades de estouro de buffer.

1990 – A Symantec lançou um dos primeiros programas antivírus chamado o Norton Antivirus, para lutar contra os vírus infecciosos. A primeira família de vírus polimórfico chamado Chameleon foi desenvolvido por Ralf Burger.

1995 – Conceito Anti virus: Este Concept nome do vírus foi criado para difundir e atacar documentos do Microsoft Word.

1996 – Um vírus de macro conhecidos como Laroux foi desenvolvido para infectar documentos do Microsoft Excel, um vírus chamado Baza foi desenvolvido para infectar Windows 95 e Virus chamadostaog foi criado para infectar Linux.

1998 – CIH Vírus: O lançamento da primeira versão do vírus CIH desenvolvidos por Chen Ing Hau de Taiwan.

1999 – Happy99: Este tipo de worm foi desenvolvido para juntar-se a e-mails com uma mensagem de Feliz Ano Novo. Outlook Express e Internet Explorer no Windows 95 e 98 foram afetados.

2000 – ILOVEYOU: O vírus é capaz de apagar arquivos em JPEGs, MP2, MP3 ou formatos.

2001 – Anna Kournikova: Este vírus foi espalhado por e-mails para os contatos do catálogo de endereços do Microsoft Outlook comprometida. Os e-mails pretendia conter imagens do muito atraente jogador de ténis fêmea, mas na verdade escondia um vírus malicioso.

2002 – LFM-926: Este vírus foi desenvolvido para infectar arquivos Shockware do Flash.

Besta ou RAT: Este é cavalo de Tróia backdoor e é capaz de infectar todas as versões do sistema operacional Windows.

2004 – MyDoom Anti virus: Este worm infeccioso também chamado de Novang. Este foi desenvolvido para compartilhar arquivos e permite que hackers tenham acesso a computadores infectados. É conhecido como o verme mailer mais rápido.

2005 – Samy XXA: Este tipo de vírus foi desenvolvido para se espalhar rápida e que é conhecido por infectar a família Windows.

2006 – OSX / Leap-A: Este foi o primeiro de malware já conhecido descoberto contra o Mac OS X.

Nyxem: Este tipo de worm foi criado para espalhar por mass-mailing, destruindo arquivos do Microsoft Office.

2007 – Storm Worm: Esta era uma ameaça e-mail spam espalhar rápido contra sistemas da Microsoft que comprometiam milhões de sistemas.

Zeus: Este é um tipo de Trojan que infecta usado credenciais de login de captura de sites bancários e de cometer fraude financeira.

2008 – Koobface: Este vírus foi desenvolvido e criado para direcionar os usuários do Facebook e MySpace.

2010 – kenzero: A é um vírus que se espalha entre os sites on-line através do histórico de navegação.

2013 – Cryptolocker Anti virus: Este é cavalo de tróia criptografa os arquivos da máquina infectada e exige um resgate para desbloquear os arquivos.

2014 – Backoff Anti virus: Malware projetado para comprometer Point-of-Sale (POS) para roubar dados de cartão de crédito

Tags:

Category: Antivírus