Características dos vírus

| 15/05/2014 | 1 Reply

Características dos vírus – Os vírus são programas muito pequenos, mas que podem lhe causar grandes problemas. Eles não conseguem se executar sozinhos, e por isso, precisam de algum outro programa maior para funcionar, relacionando o mesmo como seu “hospedeiro”.São considerados auto replicantes, ou seja, se multiplicam e se propagam por todo seu sistema sem uma autorização e em geral, sem seu conhecimento.

Em 1986 o primeiro vírus de computador foi identificado, era inofensivo e não causava grandes danos à sistemas operacionais. Em 2006 marca o aniversário de 20 anos do vírus, e o mesmo passou a ser conhecido como “Brain.A”.

Brain continuava a ser inofensivo, ele apenas se espalhava para outros sistemas, sem causar danos aos computadores, era apenas um parasita em seu sistema. Cientes desse potencial que a tecnologia poderia alcançar, os programadores criaram outras versões não tão mais inocentes, os chamados “vírus de boot”, que se tornaram um problema e grande dor de cabeça para muitos usuários.

Na época o vírus era propagado através de disquetes infectados, e com o tempo e as inovações tecnológicas em andamento, e a nova posição “online” dos internautas, muitos outros tipos de vírus foram criados, existindo assim um marketing, pois surgiram então as empresas com os “antivírus” que na época convidavam as pessoas por correio a comprar seus pacotes.

Hoje, o “Braian.A” está extinto , porém cerca de 10 tipos diferentes de vírus são criados por dia e se propagam por toda a rede, sendo eles mais de 100 mil vírus já foram identificados, se aproveitando de falhas nos sistemas operacionais de computadores e/ou aparelhos, causando o mau funcionamento dos mesmos, a perda de arquivos e, também, o roubo de informações, os chamados hackers.

Características dos vírus

Um dos mais conhecidos e mais chato tipo de vírus é o Cavalo de Tróia, conhecido pela história de gregos e romanos, o cavalo de Tróia é um arquivo comum e camuflado, que quando instalado e executado, abre porta para muitos outros tipos de vírus que podem acabar com a utilidade de seu computador.

Características dos vírus

Os vírus apresentam algumas características visíveis, e uma delas é, instalar-se por extensões, logo preste muito cuidado se o arquivo que está baixando não apresenta nenhum dos fins abaixo:

.cmd, .bat, .scr, .exe, .url, .vbs, .rar, .zip, .ws, .com, .dot, .xls , .mdb, .pif, .asp, .bas, .chm, .hlp, .hta, .inf, .isp, .js, .jse, .lnk, .msi, .mst, .pcd, .reg, .url, .vbe, .wsh-ad, .adp, .crt, .ins, .mdb, .mde, .msc, .msp, .sct, .shb, .vb, .wsc, .wsf, .cpl, .shs, .386, .acm, .ade, .ani, .app, .asd, .asf, .asp, .asx, .awx, .ax, .bas, .bin, .boo, .cdf, .chm, .class, .cnv, .cpl, .crt, .csh, .dlo, .drv, .emf, .eml, .flt, .fot, .hlp, .ini, .isp, .j2k, .jar, .jff, .jfi, .jfif, .jif, .jmh, .jng, .jp2, .jpe, .jpeg, .jpg, .jse, .lnk, .lsp, .mdb, .mod, .nws, .obj, .ocx, .olb, .osd, .pcd, .pdf, .pdr, .pgm, .php, .pkg, .png, .pot, .pps, .ppt, .prg, .reg, .rpl, .rtf, .sbf, .script, .sct, .sh, .sha, .shb, .shs, .spl, .swf, .sys, .tlb, .tmp, .tsp, .ttf, .vocês, .vlm, .vxd, .vxo, .wiz, .wll, .wmd, .wmf, .wms, .wmz, .wpc, .wsc, .wsf, .wsh, .wwk, .wml.

Características dos vírus

Mas não estamos generalizando, pois não são necessariamente infectados os arquivos com essas terminações, mas é bom ficar atento, antes de baixa-los ou abri-los, é importante fazer um escaneamento por seu antivírus com o arquivo.
Muita atenção na hora de fazer downloads, como:
Filmes devem apresentar tamanho médio de: 700 a 1400 Mb
Músicas devem apresentar tamanho médio de: 3 a 5 Mb
Clipes devem apresentar tamanho médio de: 30 a 80 Mb

Tags: , , ,

Category: Dicas