O que é vírus de computador

| 16/07/2013 | 2 Replies

remover-virus-computador-antivirusOs vírus de computador nada mais são do que softwares maliciosos, desenvolvidos por programadores que infecta o sistema operacional, fazendo cópias de si mesmos e se espalhando para outros computadores através de pendrives, CD’s, e-mails entre outros dispositivos.

A contaminação ocorre geralmente pela ação do próprio usuário, clicando em links suspeitos ou executando aplicativos disfarçados de jogos ou programas. Um grande disseminador de vírus de computador são sites de conteúdo pornográfico.

O termo vírus de computador, é definido como um programa que infecta outros programas. O primeiro vírus de computador danificava o setor de inicialização do disco rígido, e foi criado em 1986, recebeu o nome de brain e se propagava através de disquetes contaminados.

Trojans ou cavalos de Tróia

Esse tipo de vírus de computador, permite o acesso a informações do micro infectado através de outro computador, sem que o usuário tenha conhecimento disso. É possível copiar, deletar e alterar arquivos, fotos e documentos ou até mesmo roubar senhas e dados bancários.

Esses trojans também são instalados quando baixa-se arquivos infectados da internet e os executa. Esse método é bastante eficaz devido a alta difusão dos emails, onde o usuário pode baixar um arquivo em anexo e executá-lo, sem conhecimento, instalando o vírus de computador.

Combatendo vírus de computadorremover-virus-do-pendrive

Não há uma forma garantida de evitar que vírus se instalem em seu computador, o que deve-se fazer é tomar alguns cuidados principalmente ao navegar por sites com conteúdo duvidoso e ao usar pendrives em locais públicos, como lan houses e bibliotecas.

Atualize seu computador periodicamente e mantenha seu antivírus sempre atualizado. Alguns vírus de computador são programados para se reinstalar no micro logo após removidos, dificultando sua completa exclusão.

Antivírus

Com a difusão dos vírus de computador, empresas de segurança desenvolveram programas antivírus, que detectam e eliminam os vírus de computador. Esses antivírus possuem um banco de dados sempre atualizados, para até os vírus recém descobertos serem detectados e eliminados. Nos dias de hoje, existe a “proteção em tempo real”, que logo ao iniciar o computador, o antivírus faz uma varredura no sistema até que você o desligue, detectando códigos maliciosos presentes.

 

Tags: , ,

Category: Dicas